sábado, 13 de abril de 2013

Nem tanto mar, nem tanto à terra pessoal! Vamos ter um pouco de equilíbrio, chega de exageros!

Diante de toda essa guerra entre Feliciano e Wyllis, acho que a visão que chega mais perto do que eu penso sobre isso é essa aqui:





Por Clemir Fernandes 

Um se arvora defensor da “família brasileira”; o outro, paladino da “liberdade individual”.
Um diz enfrentar o perigo da “ditadura gay”; o outro afirma lutar contra o “fundamentalismo religioso”.
Um cria pânico moral: Eles vão destruir os valores familiares que sustentam a sociedade brasileira; o outro, pânico cultural: Eles vão num crescente de intolerância e chegarão a proibir até mesmo o futebol!
O que ambos não dizem claramente é que precisam desesperadamente do radicalismo um do outro. Que estão fazendo coreografia, jogando para os interesses de suas respectivas plateias.

O que ambos não dizem verdadeiramente é que esse conflito produz capital político e econômico. Um único exemplo: o Estado e também setores privados financiam tanto a “Marcha para Jesus” como a “Marcha do orgulho gay”. Um nicho de poder alimentado por seu contraponto e vice-versa.

Essa atração fatal de Marco Wyllys e Jean Feliciano não contribui, efetivamente, para a democracia, para a defesa de um amplo estado de direito, para a produção de leis justas nem ainda para a construção de políticas públicas em prol dos direitos de todos os diferentes segmentos, especialmente dos mais explorados, da sociedade brasileira.

Resumo dessa ópera-bufa: Tal conflito público serve mais — muito mais — aos interesses eleitoreiros dos deputados protagonistas do que efetivamente às causas que dizem defender.
Parafraseando D. Hélder Câmara digo que o “escravo” de ontem (evangélico: minoria) quer ser senhor de escravos hoje (impor suas verdades para todos); e o “escravo” de hoje (LGBTs e outras minorias) quer ser senhor de escravos amanhã (impor também suas verdades). Como diz esse “santo humano”: Basta dessa lógica de dominação!

Na guerra insana de todos contra todos não existe espaço para a sociedade politica da inclusão e respeitadora dos direitos de todos, que devemos e precisamos aprofundar e avançar.

Construamos um caminho do meio: de tolerância PARA TODOS, de respeito de direitos PARA TODOS, de justiça PARA TODOS.

Embora possa parcer ingênua ou ignorante quanto às disputas do mundo real, tal posição é uma possibilidade exequível e não é novidade, afinal temos lastro histórico para isso. A luta de Gandhi, de Luther King e, sobretudo, de Mandela, nosso contemporâneo, dão provas cabais da plausibilidade desse caminho. Não preciso eliminar o outro para ter meus direitos reconhecidos. Antes o contrário, como mostra teoricamente Rousseau no célebre texto sobre a origem da desigualdade entre os seres humanos. Somente manterei meus direitos se respeitar o direito dos outros. Simples assim!

Em suma, sigo com Jesus, que não discrimina nem exclui ninguém, antes nos desafia a amar — existencialmente, não platonicamente — todas as pessoas. E ele ensina: Tudo quanto quereis que os homens vos façam, fazei-o vós também a eles.

Sabedoria divina para nós humanos aprendizes. Pratiquemos!
Fonte: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/uma-outra-visao-sobre-o-embate-entre-wyllys-e-feliciano

quinta-feira, 14 de março de 2013

Dica de um bom site para que gosta de acompanhar o Congresso Nacional

Quem gosta de acompanhar a política nacional acaba de ganhar uma ferramenta excelente é o site http://votenaweb.com.br/

Ele proporciona aos que acessam a possibilidade de visualizar todos os projetos que estão em pauta no Congresso Nacional, usando uma linguagem bem simplificada que facilita o entendimento de todos.  Até aí nada demais, tendo em vista que o próprio site do Congresso cumpre a Lei de Transparência e sempre divulga todos os projetos apresentados por seus membros.

O que torna o site interessante é a interatividade que os usuários podem ter, mais do que visualizar os projetos que estão em pauta,  podem votar se concordam ou não com eles e além disso justificarem sua opção. Os moderadores do site fazem ao final de certo período um levantamento estatístico dos votos e prometem encaminhar os resultados do voto popular para os Deputados e Senadores, se funcionar é perfeito!

Saber a opinião da população é  algo muito democrático e que poderia se tornar um modelo para as todas as Casas Legislativas do Brasil. Já que os membros do Congresso estão ali representando a vontade popular, nada melhor que saber a opinião dos representados sobre cada projeto.

Outra coisa que poderia se tornar modelo para os Congressistas é obrigá-los a deixar uma justificativa fundamentada para cada voto, pelo menos eles teriam que estudar o assunto. Temos certeza que muitos votam sem saber nada sobre o tema.

Deu para ver que temos vários projetos relevantes e que merecem uma atenção especial de todos, outros entretanto, são coisas que não mudam a vida do cidadão em absolutamente nada, ponto negativo para quem apresentou projeto irrelevante. 

Destaque positivo para um projeto apresentado pelo baixinho Romário que obtém um índice de 97% de aprovação popular:


Laboratorio_(4871)

PLC - 4411 / 2012

Criará um cadastro nacional de cientistas para facilitar a importação de produtos destinados à pesquisa.

 
Proposto pelo deputado
Romário do PSB

Votação dos cidadãos: 2814 votos, 2740 sim, 74 não
97%
E destaque negativo para um projeto apresentado pelo, ex-boxeador, Acelino Popó Freitas, que obteve 89% de reprovação popular :



Votação dos cidadãos: 1134 votos, 114 sim, 1020 não
89%

Citei dois exemplos de ex-atletas que se arriscaram na política, e até então parece que nessa batalha o baixinho Romário, ex-jogador da Seleção Brasileira se saiu muito melhor do que o ex-lutador Popó.

Acompanhar o que acontece no Congresso é muito importante para que no ano eleitoral saibamos escolher aqueles que vão nos representar, nada melhor do que uma ferramenta que nos permita fazer isso de maneira simples e descomplicada. 

Parabenizo aos idealizadores do site Votenaweb pelo excelente trabalho desenvolvido e que sirva de modelo para as casas legislativas do nosso país.








  

sexta-feira, 8 de março de 2013

Parabéns mulheres!!

"Parabéns mulheres por tudo o que são, por tudo o que conquistaram, pela importância que têm hoje no mundo, algo batalhado, merecido, saibam usar esse prestígio e liberdade que suas antecessoras buscaram quebrando paradigmas e regras quase imutáveis." 

Deixo é claro um parabéns especial para algumas mulheres em especial: Minha esposa Junaia Doche Wirz, Minha mãe Sil Psicanalista Educadora Minha sogra Sonia Silva Doche. Minhas irmãs: Roberta Andrade, Paula Andrade, Carolina WirzPriscilla Joyce. Minhas amigas: Danny CruzPaula Nogueira Santana,Iara Ferraz, Joice Stefani, Mirelle Fernandes e por aí vai!! 

Parabéns mulheres!!