Quem gosta de acompanhar a política nacional acaba de ganhar uma ferramenta excelente é o site http://votenaweb.com.br/.
Ele proporciona aos que acessam a possibilidade de visualizar todos os projetos que estão em pauta no Congresso Nacional, usando uma linguagem bem simplificada que facilita o entendimento de todos. Até aí nada demais, tendo em vista que o próprio site do Congresso cumpre a Lei de Transparência e sempre divulga todos os projetos apresentados por seus membros.
O que torna o site interessante é a interatividade que os usuários podem ter, mais do que visualizar os projetos que estão em pauta, podem votar se concordam ou não com eles e além disso justificarem sua opção. Os moderadores do site fazem ao final de certo período um levantamento estatístico dos votos e prometem encaminhar os resultados do voto popular para os Deputados e Senadores, se funcionar é perfeito!
Saber a opinião da população é algo muito democrático e que poderia se tornar um modelo para as todas as Casas Legislativas do Brasil. Já que os membros do Congresso estão ali representando a vontade popular, nada melhor que saber a opinião dos representados sobre cada projeto.
Outra coisa que poderia se tornar modelo para os Congressistas é obrigá-los a deixar uma justificativa fundamentada para cada voto, pelo menos eles teriam que estudar o assunto. Temos certeza que muitos votam sem saber nada sobre o tema.
Deu para ver que temos vários projetos relevantes e que merecem uma atenção especial de todos, outros entretanto, são coisas que não mudam a vida do cidadão em absolutamente nada, ponto negativo para quem apresentou projeto irrelevante.
Destaque positivo para um projeto apresentado pelo baixinho Romário que obtém um índice de 97% de aprovação popular:
PLC - 4411 / 2012
Criará um cadastro nacional de cientistas para facilitar a importação de produtos destinados à pesquisa.
E destaque negativo para um projeto apresentado pelo, ex-boxeador, Acelino Popó Freitas, que obteve 89% de reprovação popular :
Votação dos cidadãos: 1134 votos, 114 sim, 1020 não
Citei dois exemplos de ex-atletas que se arriscaram na política, e até então parece que nessa batalha o baixinho Romário, ex-jogador da Seleção Brasileira se saiu muito melhor do que o ex-lutador Popó.
Acompanhar o que acontece no Congresso é muito importante para que no ano eleitoral saibamos escolher aqueles que vão nos representar, nada melhor do que uma ferramenta que nos permita fazer isso de maneira simples e descomplicada.
Parabenizo aos idealizadores do site Votenaweb pelo excelente trabalho desenvolvido e que sirva de modelo para as casas legislativas do nosso país.

